Fátima Miranda

Fátima Miranda

Criativa e artesã

A minha história

Chamo-me Fátima Miranda, vivo em Coimbra, Portugal. Sou psicóloga clínica de formação. Exerci psicologia durante 14 anos, e tenho vindo a dedicar cada vez mais tempo às cores e à manipulação têxtil, dando liberdade e forma a um sonho antigo.

Cresci na Covilhã, nas décadas de 70 e 80, onde o ritmo diário da cidade era marcado pelo som dos teares das fábricas de fiação que nos acompanhavam em cada percurso. Pelas cores e cheiros das ribeiras por onde fluíam as águas das tintas  com as quais se criavam os padrões dos tecidos. Pela lã dos rebanhos da Serra de Estrela, utilizada na confeção de mantas, tão quentinhas… As memórias que guardo, guiam o meu novo caminho.

O meu trabalho

Nos meus gestos, repetem-se algumas experiências acumuladas e partilhadas ao longo de gerações, e surgem outros, mais espontâneos, com outras regras, que procuram novas abordagens e novas combinações e possibilidades.

No meu trabalho faço uma contínua exploração das capacidades plásticas dos têxteis, e das minhas próprias capacidades e limitações, com uma componente emocional sempre presente, e um trabalho incansável das mãos, que culmina na criação de peças únicas e de difícil reprodução.

Tal como todos os artesãos, enfrento o enorme desafio de conciliar design, criatividade, inovação, tradição e sustentabilidade.

Posso não ser ainda uma artesã certificada, mas sinto-me sem dúvida artesã e procuro dignificar o “ser artesão” em cada peça que crio.

Tenho, como todos os artesãos uma sede de descoberta, um sonho de aperfeiçoar sempre mais, uma vontade de aproximação do belo, do simples, do artístico, do honesto, do genuíno.

Espero que esse valor se veja e se sinta no meu trabalho e possam desfrutar dele!