Série Florindas

Florindas é uma série de bonecas únicas, de belas flores artesanais, de A a Z. Cada uma tem o seu traço e identidade, e todas muito amor para dar e histórias para contar.

Florindas is a serie of unique rag dolls, beautiful handmade flowers, from A to Z. Each one has a trace and an identity, and all of them with much love to give and histories to tell.

Conceito

Se observarmos e escutarmos as plantas e as flores, descobrimos que elas têm vida própria. Em muitos aspetos vidas parecidas com a nossa. Elas nascem, crescem, reproduzem-se, movimentam-se, despertam e alimentam paixões. Fascinam-nos pela sua enorme diversidade e beleza. Espantam-nos com as suas caraterísticas e adaptabilidade aos meios onde vivem. Cada uma com a sua própria linguagem poética e de sabedoria.

O meu propósito foi o de criar uma série de bonecas que espelhassem essas caraterísticas e nos convidassem a entrar no fascinante mundo das plantas, abrindo portas para um conhecimento mais aprofundado da vida secreta das flores.

Cada uma original e única. Cada uma com uma história singular. Criadas com carinho para que vivam e descubram o mundo pelas mãos dos que se tornarem seus companheiros de aventuras.

Inspiração e ilustração

As aguarelas são o meio privilegiado para a inicio da construção de personagens. Adoro as possibilidades que vão da quase transparência ao traço forte e vincado. É com elas que a minha imaginação se materializa, no inicio de um processo, que culminará eventualmente numa peça têxtil.

Coleção de A a Z

As primeiras sete Florindas da série. Delicadas, ternurentas, enamoradas, em padrões e cores com aproximação à realidade.

Amélia, dos olhos doces

Amélia não era uma flor qualquer. Era de pano, não nascera num jardim, florescera num quarto de costura. Fora cozida à mão e nunca fora regada. Nascera no reino da fantasia, mas acreditava que era um vegetal, nada a levava a pensar que não era uma flor. Era exuberante, perfumada e tinha muito amor para dar. Como todas as flores pertencia a uma família e morava numa casa, num canteiro especial. Amélia pertencia a uma espécie de plantas de interior, daquelas que gostam de aconchego e mimos.

Brunilde, o coração mais terno

t d50 173377

Carminda, a Princesa

Delfim, o Príncipe

t d50 173387

Ema, a protetora

Felicia, a boa amiga

t d50 173369

t d50 173363

Glória, um dia de sol

Hera, a veneziana

Inês, aroma de rosas e ternura

Júlia, branco e prata

Uma aia, que acompanha crianças e graúdos na sua vida doméstica. Sabe imensas histórias e jogos que partilha com aqueles de quem cuida. Delicada e suave, na textura e calor do veludo. Atitude requintada na brancura delineada pelo fio de prata.

088

Kelly

O exotismo e calor dos Trópicos. A Kelly personifica a Amazónia, na sua biodiversidade e nas suas manifestações culturais. Relembrando o seu esplendor e energia criadora.

Laura, o requinte

Olga, azul celeste

Nuno, turqueza

Patrícia Florinda

Tem a energia do sol da primavera. É leve e muito suave, para aconchegar bebés. Adora fazer ginástica e sonha vir a ser uma campeã!

Rita Florinda

21 de maio 2014 163

Vera Florinda

 

Sou feita de …

Figos doces

Linho puro

Orgulho e felicidade

Ronronar de um gatinho

Ideias de crianças

Nenúfares carregados de amor

Dotes de princesa e muito

Algodão doce.

Inês Miranda