Costura criativa para crianças

Para mãos pequeninas

 

Pretende-se que seja um tempo para desenvolver a criatividade partindo da observação do mundo que nos rodeia. Começando pela elaboração de painéis de inspiração e interpretação gráfica de elementos, viajamos depois pelo mundo dos tecidos, das  linhas e das agulhas.

As crianças desenvolvem técnicas e competências básicas na arte de costurar à mão, aprendem a criar moldes e a definir os materiais necessários à criação das peças.

Os seus projetos individuais vão surgindo e maravilhando pela sua criatividade e competência.

Feltragem manual

Com água e sabão

 

As crianças embarcam com gosto nesta aventura. A descoberta da paleta de cores e da suavidade da lã de merino é o que os cativa de imediato. Depois vem a magia de fazer um tecido com as suas mãos, com os padrões que a imaginação ditar, aliados à brincadeira com a água e a espuma do sabão. Ficam cativadas e são capazes de criar trabalhos fantásticos.

Criam-se peças especiais, que podem ser costuradas e decoradas com técnicas simples de costura, bordado e aplicações.

A feltragem manual com água e sabão é talvez a técnica que mais aprecio para a criação de peças únicas e para o desenvolvimento de atividades com crianças. Tem uma enorme plasticidade e pode ser utilizada numa paleta de cores incrível.

É a magia de criar um tecido, utilizando lã pura, água e sabão, permitindo ainda criar peças tridimensionais. Mas o que mais me fascina é a gama de cores existente, que desde logo me faz olhar esta técnica como uma possibilidade de “pintar” com têxteis. Assim, desde o primeiro trabalho, feltrar manualmente tornou-se numa outra via de ilustrar.

Tenho utilizado esta técnica para realizar as mais diversas peças, desde acessórios e peças de vestuário, a mantas de histórias e “pinturas têxteis”.

A arte de contar histórias

Utilizo as mantas com histórias em atividade de animação em festas de aniversário. Depois de escutarem a história, as crianças são convidadas a recontá-la, manipulando as personagens. Segue-se usualmente uma atividade lúdica ou plástica relacionada com a história escolhida.

As mantas podem ser também utilizadas com fins didaticos, em contexto escolar, explorando vários aspetos e formas das narrativas.

Formadora construção de mantas com histórias

Formadora em Workshops de construção de tapetes de histórias – Nos fios da história “Construção de Tapetes que Contam Histórias”.