Inspiração boneca “Travessia”

Inspiração boneca “Travessia”

SOON THIS SPACE WILL BE TOO SMALL

SOON THIS SPACE WILL BE TOO SMALL

AND I’LL GO OUTSIDE

TO THE HUGE HILLSIDE

WHERE THE WILD WINDS BLOW

AND THE COLD STARS SHINE

 

I’LL PUT MY FOOT

ON THE LIVING ROAD

AND BE CARRIED FROM HERE

TO THE HEART OF THE WORLD

I’LL BE STRONG AS A SHIP

AND WISE AS A WHALE

AND I’LL SAY THE THREE WORDS

THAT WILL SAVE US ALL

AND I’LL SAY THE THREE WORDS

THAT WILL SAVE US ALL

 

SOO THIS SPACE WILL BE TOO SMALL

AND I’LL LAUGH SO HARD

THAT THE WALLS CAVE IN

THEN I’LL DIE THREE TIMES

AND BE BORN AGAIN

IN A LITTLE BOX

WITH A GOLDEN KEY

AND A FLYING FISH

WILL SET ME FREE

 

SOON THIS SPACE WILL BE TOO SMALL

ALL MY VEINS AND BONES

WILL BE BURNED TO DUST

YOU CAN THROW ME INTO

A BLACK IRON POT

AND MY DUST WILL TELL

WHAT MY FLESH WOULD NOT

 

SOON THIS SPACE WILL BE TOO SMALL

AND I’LL GO OUTSIDE

AND I’LL GO OUTSIDE

AND I’LL GO OUTSIDE

Lhasa de Sela, The living road

Painel de inspiração para a criação da boneca “Travessia”.

Parti da letra de uma canção da Lhasa de Sela, de que gosto especialmente. Fala de travessias entre estados de vida e de morte, e de um peixe voador que liberta. Procurei imagens fortes de vida e movimento. Fluir entre estados que se vão  tornando demasiado pequenos para a existência e nos levam sucessivamente para algo maior…

Primeiras pesquisas texteis de texturas, formas e cores. O fluir do sangue, a ligação entre o feto e o ventre materno.

Anatomia de uma boneca

Anatomia de uma boneca

As minhas primeiras bonecas foram surgindo como brinquedos para crianças, com formas livres e simples. Iniciei recentemente um novo processo de descoberta da anatomia de uma boneca, com uma maior aproximação à figura  humana e como forma de expressão artística. Sinto-me confortável na fronteira entre o realismo e o abstrato, entre um objeto e a representação da minha ideia dele. Não procuro uma representação realista, apenas uma sugestão, apenas a transmissão de uma ideia ou sentimento. É um processo experimental de procura de uma combinação harmoniosa de formas, texturas, cores e padrões.

Seja um anjo

Seja um anjo

Como todos sabem, os anjos adoram cantar. Alguns cantam durante séculos. Músicas etéreas que nos fazem elevar os pés do chão e nos oferecem tremores de alegria. Estes são anjos especiais. Muito friorentos e com tendência a apanhar constipações, o que é um grave problema para as suas vozes! Os mais pequenitos ficam doentes muitas vezes e consomem toneladas de mel puro, que por sinal, eles adoram. Para se protegerem o melhor possível, vestem sempre casacos compridos e muito bem abotoados, de cores intensas e vibrantes, que servem também como guarda roupa para as actuações do Coro Voz de Anjo, de que todos fazem parte. Talvez já os tenham escutado por aí…

Os anjos resultaram de um processo de criação de personagens para ilustração de uma história para a infância. Procurava traços simples, um pouco naif, muito coloridos e divertidos. Anjos apeteciveis para as crianças mais pequenas. Anjos que vivem como nós. Que brincam, têm vida social, ficam doentes e têm frio. Anjos como nós. Como todos somos, ou podemos ser. Com quem todos nos cruzamos ao longo das nossas vidas.